Hoje é: terça-feira 28.03.2017

História da Revista

2012-02-02

 
 

 

Milujecie sie! no original é publicada na Polónia desde há quase um quarto de século. Nos últimos dez anos tem sido uma das revistas mais populares no nosso país, bem como no estrangeiro. Destina-se a leitores de todas as idades que queiram pensar, reflectir sobre o sentido da vida, procurar a verdade e a fé.
 
Fundada pelo padre Tadeusz Myszczynski, Miluecie sie! deve a sua origem à Cruzada pelo Amor que o então Cardeal Polaco Stefan Wyszynski lançou em 1967. O movimento foi uma resposta espiritual para a decadência da virtude cívica e das boas maneiras na sociedade Polaca do pós-guerra – um microcosmos que desde então se tornou endémico num mundo que perdeu os seus fundamentos espirituais.  
 
Fascinado por esta iniciativa, o padre Tadeusz procurou ensinar ao seu rebanho como viver pelo maior dos mandamentos ensinados por Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei” (João 15: 12). Ele começou então a publicar material que reflectia os princípios, acções e ensinamentos morais referentes à prática da verdadeira caridade cristã. Em 1975, lançou a primeira edição de Miluecie sie! No momento da sua morte, em 1991, a revista tinha uma saída de pouco mais de 2.000 cópias. Desde então a revista tem tido um grande crescimento e um sucesso fenomenal, devido sem dúvida e em grande parte à intervenção do padre Tadeusz. Actualmente, a edição Polaca da revista tem uma saída bimestral de 220.000 cópias e a procura cresce a um ritmo acelerado. A resposta dos leitores tem sido gratificante. Todos os dias, cartas, testemunhos pessoais e outros sinais claros de curas espirituais chegam ao escritório do director. Graças à revista muitos leitores têm entregado as suas vidas a Jesus. Muitos têm experimentado curas de diversos vícios.
 
Em 1999, a Sociedade lançou uma edição em Russo da revista, intitulada Lyubite Drug Druga. A última edição teve uma saída de 220.000 cópias. Devido à difícil situação económica existente nos territórios da antiga União Soviética, a Lyubite Drug Druga é distribuída gratuitamente. Cartas ao director detalhando conversões pessoais e um regresso a Deus e à fé são abundantes. “Lyubite Drug Druga é uma luz na escuridão” escreve Lena, uma professora no Cazaquistão. “A revista é lida por jovens e idosos, crentes e não crentes, muçulmanos e cristãos. Todos me dizem que é uma revista maravilhosa recheada de artigos que tocam o coração”. Recebemos uma carta de uma estudante muçulmana no Cazaquistão que nos informa que a revista teve um papel fundamental na sua decisão de procurar refúgio na Igreja Católica. Ela está actualmente a ser instruída na fé em preparação para o baptismo.
 
O bispo Leon Dubravsky de KamenetsPodolsky escreve: “É uma ferramenta ideal de evangelização (…) Na minha diocese, na Ucrânia, a edição em língua russa é de grande importância no avanço da formação espiritual da nossa sociedade, influenciando a consciência, corações, e as perspectivas ideológicas de muitos. Nós usamo-la como um livro de orações e um recurso de conhecimento religioso. Os seus artigos dão-nos esperança e força em situações difíceis. Eles apontam e alertam contra os perigos e ensinam às pessoas como amar a Deus e ao próximo. Muito obrigado pela vossa actividade missionária. Estamos ansiosos por ler edições futuras na esperança que mostrem às pessoas as Boas Novas do Amor. Que a revista se torne num marco da Igreja Universal no Oriente."
 
“Vocês não fazem ideia - escreve um jovem leitor – de quantas pessoas trouxeram de volta a Deus. Lendo os vossos comentários e artigos maravilhosos, sente-se que Deus está a utilizar a vossa revista para trazer os pecadores para a verdadeira fonte das Suas graças".  
 
Caros leitores, é também nosso desejo compartilhar o nosso mais precioso tesouro, a nossa fé em Jesus Cristo, com os nossos irmãos e irmãs que falam Português na Europa e em todo o mundo. Por esta razão, decidimos lançar a revista Amai-vos.
 
Sabemos que tem algo a compartilhar com os outros. Por isso, convidamo-lo a enviar-nos cartas expressando os seus desejos e sugestões. Conte-nos sobre as suas experiências e a sua fé. Sinta-se desde já convidado a envolver-se na produção de futuras edições desta revista.
 
O Amor de Deus e dos nossos semelhantes está no cerne do Evangelho, os ensinamentos de Jesus Cristo e da Sua Igreja. É por isso que, para além do seu conteúdo, no verso de cada edição da Amai-vos destacam-se os princípios de amar o próximo. Nós convidamos todos os leitores a ler-nos, reflectir um pouco, rezar pelo amor mútuo entre as pessoas, e depois partilhar a revista com outros.
 
Fr. Andrew Maslejak, S.Chr.

Copyright © Wydawnictwo Agape Sp. z o.o. ul. Panny Marii 4, 60-962 Poznań, tel./ fax: 61/ 852 32 82 | tel. 61/ 647 26 86